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A Engenharia Social e às Fraudes Financeiras

Por Allan de Sousa Santos, Analista de Suporte Sênior

Os golpes envolvendo fraudes financeiras estão cada vez mais frequentes e há vários métodos possíveis de serem adotados por parte dos criminosos para alcançarem seus objetivos. Conversaremos, aqui, sobre uma destas técnicas, a chamada Engenharia Social.

Engenharia Social é o nome que damos a técnicas de manipulação e obtenção de informações particulares sensíveis.

Nos últimos anos, estamos presenciando o crescimento de fraudes financeiras a partir da falsa ‘Central de Atendimento’. Os criminosos entram em contato com suas vítimas, informando uma possível movimentação suspeita na conta – antes da realização deste primeiro contato, os criminosos já possuem algumas informações prévias fundamentais, como o nome completo e a instituição bancária na qual a vítima é correntista.

Este contato sempre ocorre por parte de uma pessoa bem solicita e simpática, capaz de convencer a vítima de sua suposta inocência e profissionalidade. No contato, geralmente busca ‘tranquilizar’ a vítima que se encontra do outro lado da linha, afirmando que irá conduzir uma atualização de segurança, por meio de algumas informações básicas (e altamente sensíveis).

Com isso, solicita os dados e a pessoa, ao não se dar conta, vai munindo-o com informações sensíveis necessárias para a aplicação da fraude. Como ato final, o criminoso afirma que será necessário atualizar todas as senhas e contrassenhas e que irá, ainda, enviar um motoboy para resgatar o cartão da vítima.

Outro alvo em potencial são os aposentado e os pensionistas. Eles são constantemente bombardeados com ligações informando sobre a liberação de empréstimos com ‘condições imperdíveis’. Quando há um interesse por parte da vítima, os criminosos pedem um depósito antecipado para liberação do valor.

Outra forma comum ocorre quando o golpista se passa por funcionário do INSS, a partir de ligações telefônicas ou pelo envio de e-mails, falando sobre atualizações cadastrais e, com isso, solicitando os documentos das vítimas. Com os dados em mãos, abrem contas, solicitam cartões de crédito, empréstimos, entre outros, se passando pelos titulares dos dados.

Precauções para evitar golpes:

  • Desconfie de ofertas tentadoras, sempre busque informações da instituição pelos canais oficiais de atendimento;
  • O banco não faz solicitações de depósito para liberação de empréstimos;
  • O INSS não entra em contato com ninguém para oferecer empréstimos;
  • Os bancos não enviam motoboys para retiradas de cartões ou documentos;
  • Nunca passe informações pessoais por telefone ou mensagens;
  • Nunca compartilhe senhas ou logins de acessos;
  • Desconfie de links suspeitos.

Fique atento para não ser a próxima vítima!