Você está visualizando atualmente Identificando E-mails Falsos

Identificando E-mails Falsos

Por Hiago Machado Alvarenga Dos Santos, Analista de Suporte

A principal causa de vulnerabilidade à Segurança da Informação sempre foi o ser humano. Antes era exigido um certo tipo de estudo para se tornar um “Hacker”, saber, tanto o lado positivo da Tecnologia da Informação, quanto o negativo.

A tecnologia foi se desenvolvendo muito rápido nos últimos anos por usuários da geração “Z”, o celular que era algo exclusivo pra ligações, evoluiu tanto ao ponto de ser considerado, hoje, um computador portátil. Por ser considerado um item totalmente essencial no dia a dia do ser humano, através do celular os indivíduos tem acesso hoje à pontos do mundo que as gerações anteriores não tiveram, isso inclui o lado negativo da internet.

E-mails falsos eram automatizados até o ano de 2020, a partir de certos tipos de BOTS que enviavam e-mails de spam com a intensão de infectar a estação de usuários.

Nos últimos anos essas práticas ficaram cada vez mais agressivas, agora os ‘hackers’ procuram enviar somente para e-mails corporativos com arquivos mais maliciosos, questionários para sugar informações, códigos de verificação, boletos falsos, entre outros.

Hoje em dia, com o uso contínuo dos celulares, recebemos ligações ou e-mails pedindo códigos de verificação de aplicativos que tem informações bancárias, por exemplo.

Devemos sempre verificar o número ou domínio de origem, domínios do próprio @gmail @yahoo @outlook @hotmail, por serem algo mais fácil de criar, não se tornam muito confiáveis. Sempre que formos pagar um boleto, verificar o CPF ou CNPJ do beneficiário. Mesmo assim, o CNPJ não é mais um documento 100% confiável, uma vez que a facilidade de abertura de um novo CNPJ, por ser criado e formalizado online, facilita a ação dos golpistas.

Em casos de boleto, podemos usar um zoom com escala 240% que irá permitir identificar todos os pixels da foto, possibilitando assim localizar divergências de cores em caso de edição de imagem.

Com esses métodos acima podemos evitar diversos problemas no trabalho ou até mesmo na nossa vida financeira particular.